Guia do Acre

Foto: Daniel Torok/Wikimedia Commons (Public domain)

Américas

Escudo das Américas reúne 19 países em ação liderada pelos EUA

Por Tiago da Silva Cândido · 24 de setembro de 2026

Aliança apoiou sanções contra 24 grupos criminosos; Brasil e México não participam da coalizão.

Foto: Daniel Torok/Wikimedia Commons (domínio público)

Foto: Rafael Rabello de Barros/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Quatorze países latino-americanos apoiaram, em 22 de setembro, sanções dos Estados Unidos contra 24 grupos criminosos que atuam na região, entre eles o PCC e o Comando Vermelho.

O governo de Donald Trump classifica as facções brasileiras atingidas como organizações "narcoterroristas", definição que é rejeitada pelo Palácio do Planalto.

Foto: Daniel Torok/Wikimedia Commons (Public domain)

Como funciona a coalizão

O Escudo das Américas prevê troca de informações de inteligência e coordenação de operações entre os integrantes.

A aliança foi lançada por Trump em março, na Flórida, e hoje reúne 19 países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e República Dominicana.

Críticas à estratégia dos Estados Unidos

Para Florencia Rubiolo, diretora do think tank Insight 21, da Universidade Siglo 21.

Foto: Daniel Torok/Wikimedia Commons (domínio público)

Posição do Brasil

Em vez de entrar na coalizão, o Brasil formalizou em maio um acordo de cooperação com os Estados Unidos para enfrentar o crime organizado transnacional.

Guia do Acre

O tema ampliou os atritos entre Washington e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Rafael Rabello de Barros/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Ler a reportagem completa