27 de setembro de 2026

Guia do Acre

Turismo, história e cultura do Acre

AutomobilismoEsportes

Toyota e BMW chegam separadas por nove pontos às 6 Horas de Fuji

Etapa do Mundial de Resistência será disputada neste domingo no Japão, com 35 carros no grid.

As 6 Horas de Fuji serão disputadas neste domingo, 27 de setembro, no Fuji Speedway, no Japão. A corrida é a sexta de oito etapas do Mundial de Resistência da FIA (WEC) e reúne 35 carros, divididos entre as classes Hypercar e LMGT3.

A prova ocorre em meio à disputa pelo título de construtores: segundo o autolook.pt, Toyota e BMW estão separadas por nove pontos na liderança, enquanto a Ferrari segue na briga. A Toyota busca se recuperar da etapa de Austin, na qual o carro #7 perdeu a chance de vencer após uma falha hidráulica a 11 minutos do fim.

Disputa pelo título

A Toyota corre em um circuito que pertence à fabricante desde 2000. De acordo com o autolook.pt, a equipe venceu nove das 12 provas do WEC já realizadas em Fuji e tenta chegar à décima vitória no traçado.

Entre os pilotos, René Rast e Robin Frijns, da BMW, dividem a liderança da classificação com a tripulação do Toyota #7, formada por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries. A Ferrari chega ao Japão após conquistar em Austin sua primeira vitória na temporada.

Circuito e grid

O Fuji Speedway fica aos pés do Monte Fuji e tem 4,563 quilômetros e 16 curvas. Sua reta de 1,475 quilômetro é um dos principais pontos de ultrapassagem; segundo o autolook.pt, os carros da classe Hypercar podem superar os 330 km/h no trecho.

InfográficoOs números das 6 Horas de Fuji

Dados da etapa japonesa do Mundial de Resistência

35
carros no gridDivididos entre Hypercar e LMGT3
  • 17HypercarCarros inscritos na classe
  • 18LMGT3Carros inscritos na classe
  • 4,563 quilômetrosExtensão do circuitoTraçado do Fuji Speedway
Fonte: autolook.ptGuia do Acre

Dos 35 carros inscritos, 17 são Hypercar e 18 competem na LMGT3. António Félix da Costa não participará da etapa, embora seu nome tenha aparecido inicialmente na lista de inscritos do Alpine #35. O piloto atribuiu a ausência a razões estratégicas da equipe; Ferdinand Habsburg e Charles Miles conduzirão o carro.

Horário e transmissão

A largada está marcada para as 2h30 no horário de Portugal continental, após a classificação e a Hyperpole de sábado. Segundo o autolook.pt, a corrida terá transmissão ao vivo pelo Eurosport e pela HBO Max.

Com informações de autolook.pt.

Foto de capa: Morio/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. É o responsável pelo Guia do Acre.