25 de setembro de 2026

Guia do Acre

Turismo, história e cultura do Acre

CiênciaMeio Ambiente

Biólogo explica como agir ao encontrar animais dentro de casa

Orientação é não manipular bichos silvestres e observar sinais de espécies potencialmente perigosas.

Animais silvestres podem aparecer dentro de casas em áreas urbanas em busca de abrigo, água e alimento, segundo o biólogo Gabriel Sarmento. Ao encontrá-los, a recomendação é não tentar capturá-los ou manipulá-los diretamente, pois parte dos acidentes ocorre justamente durante essas tentativas.

Em entrevista ao Metrópoles, Sarmento afirmou que a identificação não deve ser feita apenas pela cor ou pelo tamanho do animal. Características físicas e comportamento ajudam a distinguir espécies inofensivas daquelas que exigem maior atenção.

Animais que costumam não oferecer risco

De acordo com o biólogo, alguns dos bichos mais frequentes em residências geralmente não representam risco à saúde humana. Eles podem cumprir funções ecológicas, como o controle de pragas e a dispersão de sementes.

Entre os animais citados estão:

  • Pequenas lagartixas;
  • Aranhas-de-jardim e aranhas-treme-treme;
  • Sapos cururu e pererecas;
  • Mariposas, grilos e besouros.

Morcegos insetívoros ou nectarívoros também podem aparecer em zonas urbanas, principalmente perto de luzes artificiais. Segundo Sarmento, esses animais normalmente não atacam pessoas.

Sinais que pedem atenção

O biólogo explicou que aranhas armadeiras costumam adotar uma postura defensiva, com as pernas anteriores levantadas. Já muitas aranhas domésticas tendem a se esconder ou fugir rapidamente.

No caso dos escorpiões, espécies amareladas do gênero Tityus exigem atenção médica. A orientação geral, porém, é evitar o contato direto com qualquer animal silvestre quando não há conhecimento técnico para lidar com ele.

Por que os bichos entram nas casas

As alterações do ambiente urbano e a oferta de recursos facilitam a aproximação desses animais das moradias, informou o especialista. Eles podem procurar proteção contra calor, frio, queimadas e chuvas intensas.

Insetos são atraídos por luz artificial e restos orgânicos. Com isso, predadores desses insetos, como lagartixas, aranhas e sapos, também podem acabar entrando nas residências.

Com informações de metropoles.com.

Foto de capa: Firos AK/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. É o responsável pelo Guia do Acre.