Cyro Garcia propõe titular terras quilombolas e reduzir semana de trabalho no RJ
Candidato do PSTU apresentou medidas para população negra, educação, cultura e emprego durante agenda no Centro do Rio.
Cyro Garcia, candidato do PSTU ao governo do Rio de Janeiro, apresentou na quinta-feira (24) propostas para titular todas as terras quilombolas e proteger esses territórios no estado. Segundo o candidato, as medidas integram uma política de reparação histórica voltada à população negra.
As propostas foram divulgadas em uma agenda na sede da Transpetro, no Centro do Rio de Janeiro. Cyro esteve acompanhado da candidata a vice-governadora Perciliana Costa Rodrigues e da candidata ao Senado Paula Falcão, durante uma atividade de distribuição de material de campanha e conversa com trabalhadores.
Territórios e ensino
Na pauta fundiária, o candidato defendeu a formalização dos territórios de comunidades quilombolas em todo o estado, além de ações para preservá-los. Ele relacionou a proposta à reparação histórica para a população negra.
Na educação estadual, Cyro Garcia propôs o ensino da história da África nas escolas. O plano apresentado também prevê iniciativas voltadas à preservação cultural e à liberdade de culto.
Emprego e remuneração
Na área econômica, o candidato afirmou que pretende ampliar a oferta de trabalho por meio de um plano de obras públicas consideradas prioritárias. Não foram detalhadas, na agenda, quais obras fariam parte desse plano.
Cyro também defendeu reduzir a carga semanal para 30 horas, sem corte salarial. Outra medida anunciada é o enfrentamento das diferenças de remuneração no mercado de trabalho.
Propostas apresentadas na campanha
As medidas citadas por Cyro Garcia incluem:
- titulação e proteção de territórios quilombolas;
- ensino da história da África na rede estadual;
- ações de preservação cultural e liberdade de culto;
- obras públicas para ampliar empregos;
- redução da carga semanal sem diminuição de salário;
- combate às desigualdades de remuneração.
A apresentação ocorreu durante a campanha eleitoral no Rio de Janeiro. As propostas foram atribuídas pelo candidato ao seu plano de governo.
Com informações de g1.
Foto de capa: Rafael Rabello de Barros/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)